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Passo a passo para abrir uma empresa de energia solar


Aplicando o valor de R$ 200 mil, portanto, é possível obter, em 24 meses, um retorno sobre investimento, com projeções de venda equivalentes a R$ 2 milhões já no primeiro ano da empresa. Ainda assim, sua receita de serviço poderá corresponder a, aproximadamente, R$ 450 mil.





1 – Faça um Curso de Energia Solar

Antes de entrar no setor de energia solar fotovoltaica, você deve se instruir. Para isso, faça pelo menos 3 cursos de energia solar. Recomendamos que você comece com um curso básico introdutório, em seguida um curso de instalação de sistemas fotovoltaicos e por fim um curso de projeto. Desta forma você vai começar a entender do assunto e ter certeza que é isso que quer fazer da sua carreira.


2 – Escolha um nome bom e fácil de ser lembrado e crie um logotipo

Você vai reparar que a maioria das empresas de energia solar possuem “solar” no nome. Isso não é obrigatório, mas é uma forma de falar para o cliente com o que você trabalha já no nome da sua empresa. Mostre o nome e o logo da sua empresa de energia solar para seus amigos e familiares, peça a opinião do máximo de pessoas antes de registar a patente.


3 – Faça um website na internet

Fato: 90% das pessoas encontram seus fornecedores de sistemas fotovoltaicos na Internet. O seu site precisa ser bonito, fácil de navegar e possuir um bom desempenho. Procure uma empresa que tenha feito sites que possuem bom desempenho no Google.

4 – Informe-se sobre as regulamentações 482/12 e 687/15 da ANEEL

Esta é a lei que regulamenta a conexão à rede de sistemas fotovoltaicos. Você vai precisar conhecer ela a fundo. Veja aqui o básico para você começar a sua pesquisa sobre a RN482/12 e a RN687/15 da Aneel.


5 – ART

Se você não é engenheiro você vai precisar contratar um profissional de engenharia elétrica, ou em regime CLT ou através de um contrato de prestação de serviço. Ele vai ser responsável pelo projeto elétrico e assinar o ART (se responsabilizando pelo projeto) necessários para homologar o sistema de energia solar junto à distribuidora de energia local.


6 – Registro da empresa junto ao CREA Segundo a Lei Federal nº 5.194/66 e a Resolução nº 336/89 do Confea, o registro no Crea é obrigatório a toda “pessoa jurídica que se constitua para prestar ou executar serviços e/ou obras ou que exerça qualquer atividade ligada ao exercício profissional da Engenharia e outras áreas tecnológicas fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea”.

Dessa forma caso sua empresa esteja exercendo esse tipo de atividade, se faz obrigatório a mesma fazer o registro junto ao órgão do CREA da sua região.


7 – Equipe inicial da empresa de energia solar

Uma empresa é feita pela equipe, e ela não terá sucesso se não tiver uma equipe apaixonada pelo que faz. Procure pessoas que se preocupam com o meio ambiente, que gostem de sustentabilidade, que “vivem o que falam”. Você pode contratar os funcionários ou terceirizar parte do serviço, isso depende muito do seu modelo de negócio.


a) Equipe de Instalação: uma equipe bem treinada, composta por 1 eletricista e 2 ajudantes consegue instalar um sistema de até 5kWp de energia solar residencial em um dia. Ou seja, com esta equipe você poderá atender até 15 instalações por mês (assumindo que alguns dias chova e não seja possível subir no telhado)

IMPORTANTE: Esta equipe deve estar devidamente treinada e qualificada legalmente para executar trabalho em locais altos (trabalho em altura)- não esqueça dos equipamentos de proteção individual (EPI).


b) Escritório: um secretário é o suficiente para começar.

Dica: Procure um curso de capacitação sobre energia solar fotovoltaica para esse funcionário, desta maneira ele consegue entender melhor o cliente.

c) Equipe de Vendas: Quem melhor que o dono para começar vendendo? Se você souber organizar a sua agenda e seguir as nossas dicas de marketing você será capaz de visitar até 6 clientes em potencial por dia.


8 – Escritório e localização da empresa

Para reduzir custos, procure um escritório pequeno, mas que tenha espaço para um showroom. A localização é importante também, e estar perto do seu cliente pode fazer muita diferença. Se você não conseguir uma boa localização para o escritório, pode ser interessante ter um ponto comercial com um banquinho em um shopping ou em um local com grande volume de pessoas que sejam o seu público alvo.


9 – Veículo de instalação e equipamentos

Você vai precisar de uma Van que caiba pelo menos 20 painéis solares de 2m x 100cm x 5cm (C x L x A). Esta van deve ter 3 lugares na frente, possuir um rack para carregar escadas e eletro dutos- uma caminhonete grande ou um caminhão baú pequeno também servem. Equipamentos principais são:

  • 3 x Equipamento de segurança para trabalho em altura

  • 3 x Parafusadeiras/Furadeiras elétricas profissionais sem fio com várias baterias extras (compre os modelos mais potentes e leves)

  • 1 x Serra elétrica de metais

  • 1 x Esmerilhadora

  • Equipamento de limpeza para limpar os locais após o trabalho

  • Diversas extensões

  • Ferramentas padrão de trabalhos elétricos.

  • Alicate de crimpagem específico para conectores MC4 e MC3

10 – Gerenciamento de contatos

Contrate um software de CRM (gerenciamento de contatos) para a sua empresa. Isso é tão vital quanto o seu site, e sem ele vai ser mais complicado gerenciar todas os seus clientes e acabara por perder muitas vendas. Nós recomendamos o software SalesForce. Este software vai permitir que sua secretaria agende as visitas comerciais uma perto da outra, assim você faz mais visitas em um único dia, além de lhe dar controle absoluto sobre todas as oportunidades que a sua empresa de energia solar está lidando.


11 – Portfólio de projetos de energia solar e página de instaladores no Portal Solar Os seus clientes vão querer ver fotos e informações sobre projetos que você já realizou. Para isso é importante que você já tenha pelo menos 3 sistemas instalados antes de começar a vender. Fale com amigos e conhecidos seus para conseguir estas primeiras vendas. Se for necessário, faça tudo a preço de custo.


12 – Marketing

Para começar, foque sua campanha de marketing em sua região, isto é muito importante reduzir os custos com deslocamento e a possibilidade de fazer mais visitas comerciais e instalações em menos tempo. Algumas estratégias de marketing que podem te ajudar para regionalizar a sua clientela são:

  • Anúncios no Google com base em região (GoogleAdwords)

  • Entrega de Panfletos pelo correio em bairro específicos perto da sua empresa

  • Anúncios em jornais e revistas regionais

  • Adesivos na sua van de instalação com o logo, as cores da sua empresas, telefone e site.

13 – Atendimento, atendimento e atendimento

Atendimento é tudo em uma empresa. É muito simples: faça para os outros o que gostaria que fizessem para você! (Por incrível que pareça esse é a principal falha que os clientes do Portal Solar nos reportam: “tal empresa nunca me ligou”, o atendimento da empresa xxx é péssimo”, até hoje não recebi o meu orçamento” … e por ai vai. Seja diferente, tenha um excelente atendimento! Dicas para atender o seu cliente:

  • Sempre ligue para ele antes de mandar um e-mail, isso torna o atendimento mais pessoal

  • Ligue para ele no mesmo dia, de preferência na mesma hora!

  • Faça a visita antes de mandar o orçamento

  • Não se atrase, se for se atrasar ligue para o cliente e pergunte se isto não vai ocasionar uma inconveniência para ele. Caso sim, peça para a sua secretaria ligar na mesma hora e reagendar a visita técnica.

  • Faça o orçamento durante a visita técnica. Isso prova competência e ajuda a criar confiança na sua empresa.

  • Tente fechar a venda e agendar a instalação do sistema durante a visita técnica.

  • Tente, sempre que possível, agendar com os donos da casa/empresa para que todos estejam presentes no dia e hora da visita técnica. Isto possibilita que você tire a dúvida de todos de uma vez só e assim agilize o processo de venda.

14 – Diversifique!

A energia solar pode ser uma boa fonte de renda para você, mas é muito importante você diversificar os seus serviços pois os seus concorrentes estão fazendo isso. Se você não depende somente da energia solar, pode ser mais competitivo com os seus preços, ou seja, cobrar um pouco menos para conseguir mais vendas. Algumas opções de serviço que você pode prestar além da instalação de geradores de energia solar:

  • Manutenções elétricas.

  • Instalação de CCTV.

  • Instalação de aquecedor solar e sistemas de aquecimento como um todo.

  • Reparos em telhados (troca de telhas, calafetação etc…)

  • Instalação de portões elétricos

  • Qualquer outra coisa que você saiba fazer bem



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Fonte: Portal Solar

Foto: Freepik

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