• renovacon

Estrutura para montar um serviço de pequenas obras para construção civil

A estrutura básica de uma empresa de serviços de pequenas obras para construção civil deve conter o que segue:







👉 Recepção e atendimento – Tem a função de receber clientes e encaminhar para os atendentes, manter cadastros, registrar serviços e acompanhar obras. Realiza atendimentos por telefone e internet, encaminha técnicos para atender clientes em domicílio, discute projetos, preços, contratos e fecha negócios. Realiza contatos prévios, atende clientes na fase de execução de serviços e realiza atividades de pós-venda. Este espaço deve ter boa aparência, oferecer comodidade, manter água, café e revistas técnicas específicas da área.


👉Escritório da administração – Pequeno espaço destinado às atividades de compra e relacionamento com fornecedores, controle de contas a pagar, atividades de recursos humanos, controle financeiro e de contas bancárias, acompanhamento do desempenho do negócio e outras que o empreendedor julgar necessárias para o bom andamento do empreendimento.


👉 Almoxarifado – Espaço para guarda dos equipamentos, máquinas, ferramentas, e material utilizado na execução das atividades da empresa. O material deve estar organizado, classificado e ter acesso fácil. Deve contar com controle rigoroso de entrada e saída. É necessário que o ambiente seja arejado, e esteja localizado em área de acesso restrito. O material utilizado em pequenas obras de construção civil deverá ser adquirido mediante a demanda, para evitar desperdício, armazenamento desnecessário e perda ocasionada pelo acondicionamento inadequado ou deterioração. A empresa de serviços de pequenas obras para construção civil necessita de uma área mínima de 100m2 de área construída e espaço para guarda de utilitários, de acordo com o porte do negócio.


Fonte: Sebrae

Foto: Freepik

0 visualização0 comentário