top of page
  • renovacon

Estrutura

Devido a diversas particularidades desse tipo de empreendimento, a estrutura de um laboratório de análises clínicas demanda a presença de vários elementos. Tudo deve ser devidamente pensado para atender bem os pacientes e para cumprir as regulamentações a que estão sujeitos (RDC/ANVISA nº 50/2002). A estrutura física é um dos elementos mais importantes para o sucesso do empreendimento.



A recepção é o cartão de visita do seu laboratório, por isso é importante que esse ambiente acolha bem os destinatários dos serviços. Deve-se prezar pelo conforto e pela organização. É importante que o espaço comporte o volume de atendimentos que o laboratório irá realizar. Além disso, é necessário contar com uma quantidade ideal de profissionais, para agilizar as interações no balcão, reduzindo o tempo de espera e a aglomeração de pessoas no ambiente.

O laboratório também deve contar com espaços adequados para a realização dos serviços. É preciso atender algumas especificidades das atividades. Assim, fatores como tamanho do ambiente, disposição dos equipamentos, iluminação, temperatura, gerenciamento de resíduos e limpeza devem ser levados em consideração.

A estrutura mínima recomendada para abrir um laboratório de análises clínicas é em torno de 140m², com possibilidade de expansão conforme o desenvolvimento do negócio. Além disso, algumas condições são obrigatórias para a instalação desse tipo de empreendimento:


ÁREAS PARA ATENDIMENTO METRAGEM


Sala para coleta de material 3,6m²

Área para classificação e distribuição de amostras 3m² Sala de preparo de soluções 9m² Laboratório de emergência 16m² Sala de preparo de reagentes 3m² Sala para extração de ácidos nucleicos 8,5m²

Sala de PCR 6m² Sala de revelação de géis 4m² Antecâmara de paramentação exclusiva 2,8m²

Laboratório de hematologia, parasitologia, urinálise, imunologia, bacteriologia, microbiologia, micologia, virologia, bioquímica ou biologia molecular 14m²

Laboratório de suporte à UTI 8m²


ÁREAS DE APOIO


Sanitário para pacientes e acompanhantes, inclusive pessoas com deficiência 10m² Sanitário para funcionários 5m² Copa 5m² Sala de espera e registro de pacientes 24m² Paredes brancas ou em cores neutras, revestidas com tinta acrílica;-Luzes claras (aproveitar a natural, sempre que possível; dar preferência às fluorescentes) e ventilação;-Depósito de material de limpeza 2m² Sala de esterilização de material 4m² Quarto de plantão (se houver funcionamento 24h) 15m² Sala de administração 15m²



Temos uma equipe especializada na sua área, para tirar todas as outras dúvidas que você possa ter e ter ajudar com tudo o que você precisar!


Venha fazer parte do time Renovacon, aqui a sua contabilidade é entregue no prazo e com todo suporte que o seu negócio precisa!

Dúvidas? Conte com uma contabilidade consultiva para a sua empresa, será um prazer te atender! (É só clicar no Link abaixo que você vai ser direcionado para o nosso Whatsapp!)

Ou, o nosso número do WhatsApp é: 📲 (67) 9 9239-6229



Foto: Freepik

Fonte: Sebrae

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page