• renovacon

Dica de Negócio


Para o sucesso do empreendimento, deverão ser tomadas diversas medidas que irão agregar valor ao serviço oferecido, um maior nível de satisfação, cativando os clientes e oferecendo serviços de alta qualidade.


Entre as diversas ações que deverão ser tomadas para a fidelização e satisfação dos clientes, podemos citar: Investimento em capacitação no segmento, investimento em divulgação, conhecimento do mercado, fidelização de clientes, planejamento e gestão do empreendimento, qualidade no atendimento.

Um ponto que merece destaque é a utilização de produtos que atendem às normas técnicas e sanitárias que trarão segurança tanto para os trabalhadores, como a satisfação e o reconhecimento de sua clientela pela segurança nos procedimentos ali executados. É importante destacar que os empreendedores de centros de estética devem utilizar somente de produtos devidamente aprovados pela vigilância sanitária.


O empreendedor deve buscar contínuo aperfeiçoamento das atividades necessárias para a excelência do negócio, buscando informações em centros tecnológicos, cursos, livros e revistas especializadas ou junto a pessoas que atuam na área. Além dessas características básicas é fundamental que os profissionais dessa área tenham habilidades tanto técnicas quanto humanas, visando a correta receptividade de seus clientes. É importante ainda a realização de cursos e capacitações considerando que o mercado evolui rapidamente, entidades como o SENAI e SESC ofertam diversos tipos de capacitação para o mercado de beleza e estética.


Os empregados também devem participar de cursos de aperfeiçoamento, congressos e seminários, para garantir a atualização do centro de estética. Uma característica do setor de beleza e estética pessoal é a constante necessidade de apresentar novidades. Para cumprir esse objetivo, as indústrias do setor investem anualmente grandes somas de recursos em lançamentos e promoções de novos produtos. Procure destacar-se com promoções e produtos de qualidade, que atendam realmente às necessidades de seu público-alvo.

Como qualquer estabelecimento ligado ao ramo de saúde e beleza, a limpeza do centro de estética é fundamental para a atração de clientes. Os esteticistas devem vestir jalecos brancos e limpos, a utilização de produtos descartáveis e a esterilização dos instrumentos na estufa auxiliam na assepsia do local, na prevenção contra infecções e na boa imagem do centro.


Além da competência, a seleção dos funcionários deve priorizar os profissionais com capacidade de relacionamento interpessoal. O centro também deve ter regras claras sobre cancelamentos de agendamentos e atrasos, para que o fluxo operacional dos serviços não seja prejudicado.


Seguem algumas dicas importantes para quem pensa em montar um centro de estética:


- Pontualidade nos atendimentos.

- Silêncio: Um centro de estética deve ser silencioso para que o cliente possa aproveitar completamente dos serviços que foram ofertados e saia do tratamento relaxado e satisfeito.

- Materiais de qualidade: A matéria prima a ser utilizada deve ser de qualidade e apresentada ao cliente para que ele possa ter consciência que está sendo tratado com os melhores produtos.

- Criar fidelidade dos clientes: Pode ser feito através da criação de uma carta fidelidade que poderá ser revertida em reduções em alguns tratamentos depois de utilizada um certo número de vezes.

- Oferecer um ambiente elegante, mas sem exageros para que os clientes sintam-se à vontade, acolhidos;

- Oferecer um serviço cordial e hospitaleiro.


A principal oportunidade deste segmento é justamente a ascensão do mercado de beleza, que apresenta poucas chances de queda. Em vista da crescente busca por bem-estar e autoestima, clientes das mais variadas idades e gêneros procuram esse tipo de serviço.


Além disso, é um segmento que conta com muita inovação, portanto está sempre mudando e oferecendo produtos e serviços diferenciados.



Fonte de pesquisa: Sebrae.

Foto: Freepik.

Assessoria de Marketing: @4brand.assessoria

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo