Para o sucesso do empreendimento, deverão ser tomadas diversas medidas que irão agregar valor ao serviço oferecido, um maior nível de satisfação, cativando os clientes e oferecendo serviços de alta qualidade.
Entre as diversas ações que deverão ser tomadas para a fidelização e satisfação dos clientes, podemos citar: Investimento em capacitação no segmento, investimento em divulgação, conhecimento do mercado, fidelização de clientes, planejamento e gestão do empreendimento, qualidade no atendimento.
Um ponto que merece destaque é a utilização de produtos que atendem às normas técnicas e sanitárias que trarão segurança tanto para os trabalhadores, como a satisfação e o reconhecimento de sua clientela pela segurança nos procedimentos ali executados. É importante destacar que os empreendedores de centros de estética devem utilizar somente de produtos devidamente aprovados pela vigilância sanitária.
O empreendedor deve buscar contínuo aperfeiçoamento das atividades necessárias para a excelência do negócio, buscando informações em centros tecnológicos, cursos, livros e revistas especializadas ou junto a pessoas que atuam na área. Além dessas características básicas é fundamental que os profissionais dessa área tenham habilidades tanto técnicas quanto humanas, visando a correta receptividade de seus clientes. É importante ainda a realização de cursos e capacitações considerando que o mercado evolui rapidamente, entidades como o SENAI e SESC ofertam diversos tipos de capacitação para o mercado de beleza e estética.
Os empregados também devem participar de cursos de aperfeiçoamento, congressos e seminários, para garantir a atualização do centro de estética. Uma característica do setor de beleza e estética pessoal é a constante necessidade de apresentar novidades. Para cumprir esse objetivo, as indústrias do setor investem anualmente grandes somas de recursos em lançamentos e promoções de novos produtos. Procure destacar-se com promoções e produtos de qualidade, que atendam realmente às necessidades de seu público-alvo.
Como qualquer estabelecimento ligado ao ramo de saúde e beleza, a limpeza do centro de estética é fundamental para a atração de clientes. Os esteticistas devem vestir jalecos brancos e limpos, a utilização de produtos descartáveis e a esterilização dos instrumentos na estufa auxiliam na assepsia do local, na prevenção contra infecções e na boa imagem do centro.
Além da competência, a seleção dos funcionários deve priorizar os profissionais com capacidade de relacionamento interpessoal. O centro também deve ter regras claras sobre cancelamentos de agendamentos e atrasos, para que o fluxo operacional dos serviços não seja prejudicado.
Seguem algumas dicas importantes para quem pensa em montar um centro de estética:
- Pontualidade nos atendimentos.
- Silêncio: Um centro de estética deve ser silencioso para que o cliente possa aproveitar completamente dos serviços que foram ofertados e saia do tratamento relaxado e satisfeito.
- Materiais de qualidade: A matéria prima a ser utilizada deve ser de qualidade e apresentada ao cliente para que ele possa ter consciência que está sendo tratado com os melhores produtos.
- Criar fidelidade dos clientes: Pode ser feito através da criação de uma carta fidelidade que poderá ser revertida em reduções em alguns tratamentos depois de utilizada um certo número de vezes.
- Oferecer um ambiente elegante, mas sem exageros para que os clientes sintam-se à vontade, acolhidos;
- Oferecer um serviço cordial e hospitaleiro.
A principal oportunidade deste segmento é justamente a ascensão do mercado de beleza, que apresenta poucas chances de queda. Em vista da crescente busca por bem-estar e autoestima, clientes das mais variadas idades e gêneros procuram esse tipo de serviço.
Além disso, é um segmento que conta com muita inovação, portanto está sempre mudando e oferecendo produtos e serviços diferenciados.
Fonte de pesquisa: Sebrae.
Foto: Freepik.
Assessoria de Marketing: @4brand.assessoria
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