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Custos


Conhecer os custos é imprescindível para o sucesso o negócio. Custo e despesa são conceitos distintos. Custos são gastos que dizem respeito ao que é produzido pela empresa, possuem relação direta com a atividade-fim, tais como matéria prima, mão de obra. Já as despesas não possuem ligação direta com a atividade central do negócio, são os gastos relativos à administração: área de marketing, desenvolvimento de produtos, tais como água, energia, internet, aluguel, materiais de escritório, impostos, contador. Para fazer a diferenciação basta se perguntar se eliminando o gasto, a produção seria afetada. Caso a resposta seja afirmativa, trata-se de um custo.

Para estimar os custos do laboratório, é preciso avaliar o tamanho da estrutura, o volume de serviços, a quantidade de funcionários, despesas fixas. É fundamental levantar esses valores totais para realizar um controle sobre todos os custos do empreendimento. Esse controle ajudará a reduzir desperdícios, controlar as despesas internas. A gestão de custos é o gerenciamento inteligente dos gastos de uma organização. É essencial para manter o bom funcionamento do negócio, tornando-o mais competitivo, evitando prejuízos e permitindo um crescimento sustentável da empresa.

Tomando como base o exemplo do laboratório, os custos estimados para a operação do negócio são:

ITEM VALOR MENSAL VALOR ANUAL

Salários, comissões e encargos R$ 26.000,00 R$ 12.000,00 Alimentação e transporte R$ 5.000,00 R$ 60.000,00

Matéria-prima e insumos R$ 22.000,00 R$ 264.000,00

Armazenamento e transporte R$ 1.800,00 R$ 21.600,00

Manutenção corretiva R$ 1.400,00 R$ 16.800,00 TOTAL R$ 56.200,00 R$ 674.400,00


DESPESAS ITEM VALOR MENSAL VALOR ANUAL

Aluguel (se for o caso), condomínio R$ 8.000,00 R$ 96.000,00

Água R$ 800,00 R$ 9.600,00

Luz R$ 1.000,00 R$ 12.000,00

Internet R$ 400,00 R$ 4.800,00

Impostos, tributos, taxas R$ 3.000,00 R$ 36.000,00

Assessora contábil R$ 1.800,00 R$ 21.600,00

Taxa máquina de cartão R$ 100,00 R$ 1.200,00

Materiais de escritório R$ 600,00 R$ 7.200,00

Materiais de limpeza, manutenção R$ 1.300,00 R$ 15.600,00

Telefone R$ 300,00 R$ 3.600,00

Propaganda, publicidade R$ 1.800,00 R$ 21.600,00

TOTAL R$ 19.100,00 R$ 229.200,00


Custos e despesas Dessa forma, o custo total seria R$75.300,00. Lembrando que são apenas estimativas e que podem variar de cidade para cidade.


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Foto: Freepik

Fonte: Sebrae



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