• renovacon

Custos


Conhecer os custos é imprescindível para o sucesso o negócio. Custo e despesa são conceitos distintos.


Custos são gastos que dizem respeito ao que é produzido pela empresa, possuem relação direta com a atividade-fim, tais como matéria prima, mão de obra.


Já as despesas não possuem ligação direta com a atividade central do negócio, são os gastos relativos à administração: área de marketing, desenvolvimento de produtos, tais como água, energia, internet, aluguel, materiais de escritório, impostos, contador.


Para fazer a diferenciação basta se perguntar se eliminando o gasto, a produção seria afetada. Caso a resposta seja afirmativa, trata-se de um custo.

Em uma clínica de saúde seus custos são os gastos realizados para a realização dos atendimentos médicos, exames e tratamentos foco da atividade da clínica. O salário dos médicos, dos enfermeiros, os materiais consumidos, a depreciação dos equipamentos de diagnose e dos móveis hospitalares são exemplos de custos para a clínica de saúde.

O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda dos serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.

As despesas são os gastos realizados para operar o negócio. Os valores de despesas vão depender objetivamente do tamanho da clínica, da localização, das especialidades servidas ao público e da estratégia adotada pela empresa. As referências de preço a seguir devem, portanto, ser revistas para cada caso pois tratam-se de estimativas.


CUSTOS VARIÁVEIS

✔ Salários, comissões e encargos R$ 9.500,00

✔ Matéria-prima e insumos R$ 3.000,00

✔ Manutenção corretiva R$ 500,00

TOTAL: R$ 13.000,00


DESPESAS

✔ Aluguel (se for o caso), condomínio R$ 5.700,00

✔ Água R$ 400,00

✔ Luz R$ 600,00

✔ Internet R$ 130,00

✔ Impostos, tributos, taxas R$ 3.000,00

✔ Assessora contábil R$ 1.000,00

✔Taxa máquina de cartãoR$ 110,00

✔ Materiais de escritórioR$ 50,00

✔ Materiais de limpeza, manutençãoR$ 300,00

✔ TelefoneR$ 200,00

✔ Propaganda, publicidadeR$ 500,00

TOTAL: R$ 11.990,00


Dúvidas? Entre em contato conosco, será um prazer te atender! 📲 (67) 9 9239-6229

😎 Renovacon Ajuda Você!


Foto: Freepik.

Fonte: Sebrae.


0 visualização0 comentário