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Como montar um salão de beleza


Salão de beleza abrange desde serviços especializados em estética capilar, maquiagem, unhas, designe de sobrancelhas, podologia, atendimento especializado para noivas e noivos, podendo ainda abranger serviços de estética facial e corporal ainda existem salões que oferecem produtos diversificados para atendimento nas mais diversas necessidades do segmento de beleza.

O segmento de beleza tem se estabelecido de forma crescente no país. Um dos principais fatores é a alta demanda de procura de serviços e procedimentos especializados, de produtos de qualidade, os quais refletem diretamente no bem-estar, elevação da autoestima do seu público alvo, atuando também diretamente em requisitos de obtenção de higiene pessoal.

Objetiva-se aqui proporcionar aos pretensos empreendedores uma abordagem singular acerca das variáveis que influenciam diretamente no mercado de beleza, registrando também o posicionamento e comportamento do segmento no mercado, suas principais áreas de atuação, trazendo assim, de uma forma ampla, as informações básicas para os interessados em atuar no referido segmento.


É notório que o crescente aumento da demanda em busca de serviços especializados no segmento de estética e beleza tem gerado por parte dos prestadores de serviços uma busca constante por melhorias no atendimento, aplicação de práticas sanitárias adequadas, uso racional de matérias primas e insumos, incluindo conhecimento técnico dos processos executados e melhoria constante na gestão de negócios, tornando-se assim ferramenta de competitividade e diferenciação em busca da excelência na prestação dos serviços.

Para o brasileiro, beleza não é apenas estar bonito por fora. Manter a aparência saudável reflete bem-estar interior. Para os negócios do setor, atender à nova demanda exige criatividade na hora de pensar alternativas que vão potencializar as experiências e sensações buscadas pelo consumidor. O resultado de tudo isso tem sido o contínuo crescimento da indústria mundial de cosméticos e do mercado de embelezamento.

As mulheres representam 83% dos atendimentos realizados pelos prestadores de serviços atuantes nas áreas de beleza e estética, entretanto observa-se uma crescente procura deste tipo de serviço pelo público masculino, para o qual já existem diversos estabelecimentos que os atendem de forma personalizada. O público masculino tem sido uma boa surpresa para o mercado de beleza e estética. Os homens estão mais vaidosos e preocupados com marcas de expressão, redução de medidas abdominais e procedimentos de rejuvenescimento.


A definição do público alvo deve ser bem planejada, a fim de proporcionar serviços mais especializados e um atendimento personalizado, além de orientar investimento adequada em procedimentos e equipamentos inovadores. Uma clientela mais selecionada, por exemplo, de alto poder aquisitivo, vai exigir um serviço luxuoso, com um vasto leque de serviços, espaços requintados e um exército de funcionários para um atendimento perfeito. Um público com tempo escasso exige um conceito mais simples, rápido e conveniente, contudo, sempre optando pela qualidade dos serviços. No mercado existem até serviços na modalidade Home Care, onde os procedimentos são realizados no espaço físico do salão de beleza e sua manutenção ocorrendo no local de preferência do cliente.

Das expectativas do cliente é que nasce a identidade do salão: espaço limpo, aberto, amplo e funcional, que proporcione facilidade de locomoção dos funcionários e dos clientes. Um salão de beleza é um negócio que exige desempenho profissional de alto nível e sintonizado com as tendências definidas pelos padrões mundiais (em termos de resultado esperado, equipamentos, procedimentos, produtos, instalações, forma de funcionamento), uma vez que a facilidade de comunicação quebrou definitivamente as barreiras regionais.

Os profissionais que ali atuam devem se capacitar continuamente. O mercado oferece cursos profissionalizantes, de nível técnico ou superior, facilitando assim a alta performance nos padrões de desempenho e especialização dos serviços. Informe-se e procure manter sua equipe capacitada e antenada com as novidades do mercado.

Fonte de pesquisa: Sebrae

Foto: Freepik

Assessoria de Marketing: @4brand.assessoria

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