• renovacon

Capital de Giro


De forma prática, o capital de giro é o valor necessário em caixa para que a empresa possa arcar com seus compromissos financeiros sem precisar entrar no vermelho, ou seja, é o valor em dinheiro que a empresa necessita para cobrir todos os custos até que entre novamente dinheiro em caixa.


Assim, desde a criação do seu negócio, quando é investido o primeiro capital, uma parcela é destinada ao que se chama de ativos fixos, que são os móveis, imóveis, computadores, veículos, etc. Sendo, uma outra parcela utilizada como reserva para a manutenção das atividades, formando, desta forma, o capital de giro.


Conforme vai ocorrendo o funcionamento da sua empresa, vai alterando seu fluxo de caixa, ou seja, vai acontecendo a saída de dinheiro para pagamento das despesas e entrada por meio dos clientes, assim este valor disponível se altera.


Neste contexto, é vital para a saúde financeira da empresa, controlar a manutenção de uma quantidade mínima de recursos disponíveis para arcar com suas despesas, enquanto não há entrada de pagamentos realizados por seus clientes.


Quando esse recurso mínimo necessário deixa de existir, uma série de problemas aparecem, como por exemplo, déficit nas contas, ou seja, falta de capital para pagamentos de fornecedores, despesas fixas ou investimento, havendo a necessidade de buscar empréstimos bancários.


Para se chegar ao valor do capital de giro é necessário ter bem definidas as despesas futuras, como custos fixos e financiamento de vendas (cartão de crédito ou convênios). Tudo depende de um planejamento, detalhando os custos de curto e de longo prazo e as previsões de receitas.


Dado que os números do investimento inicial já consideram a clínica equipada e que não existem custos de reposição, por tratar de serviços, estima-se que a necessidade de capital de giro inicial represente cerca de 10% a 15% do investimento inicial.


Dúvidas? Entre em contato conosco, será um prazer te atender! 📲 (67) 9 9239-6229


😎 Renovacon Ajuda Você!


Fonte: Sebrae.

Foto: Freepik.


0 visualização0 comentário